Início‎ > ‎[Sem título]‎ > ‎

Redes inteligentes permitirão economia na conta de luz

postado em 14 de nov de 2013 05:35 por Luiz Fernando   [ 14 de nov de 2013 05:52 atualizado‎(s)‎ ]
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) promoveu, nesta quarta-feira, uma audiência pública sobre a viabilidade de implantação de Redes Elétricas Inteligentes no Brasil. O evento foi realizado em conjunto com a Comissão de Minas e Energia (CME).


A principal inovação do sistema é permitir que o usuário tenha conhecimento do quanto está gastando de energia elétrica no momento exato do consumo, além de outras mudanças que permitirão às famílias uma maior economia na conta de luz.

De acordo com o Secretário de Inovação do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Nelson Fujimoto, as Redes Inteligentes favorecerão a chamada “tarifa branca”.

Trata-se de um desconto dado ao usuário que diminuir o seu consumo de energia nos momentos de pico. “Não falamos apenas de medidores eletrônicos, mas de todo um rol de serviços”.

Em seu pronunciamento, o Presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), Nelson Fonseca Leite, lembrou que o novo mecanismo é necessário porque o setor não passou por evoluções significativas nos últimos 100 anos.

Relator da proposição na CME, o deputado Luiz Fernando Faria (PP-MG) – um dos autores do requerimento – disse que já há uma convergência na Câmara para que a matéria seja aprovada. “Vamos agora estabelecer os prazos e metas para a efetivação”.

Já o presidente da CCTCI, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), considerou que as discussões têm por objetivo beneficiar a população. “Muitos reclamam das tarifas de energia elétrica. Então, nós temos que arrumar formas de diminuir o peso no bolso do cidadão”.  


Texto: Telmo Fadul / foto: Alessandra Santos  |   Fonte: Agência Câmara